top of page
  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Os Pensamentos de P.R. Sarkar
Discursos Espirituais

Parte 4 - Capítulos de 13 a 15

DETERMINAÇÃO

҉   ҉   ҉

Existem três categorias de pessoas: as inferiores, as medianas e as superiores. As inferiores são as que não assumem nenhuma tarefa. Elas acham que são ordinárias e não podem realizar nenhum trabalho. Elas sempre têm medo dos prováveis obstáculos que poderão confrontar, de modo que elas não assumem compromisso com nenhuma tarefa. A categoria mediana é daquelas pessoas que assumem compromisso com algum trabalho, mas atiram as mãos para os céus quando surge qualquer problema. Pensam que qualquer obstáculo que bloqueie seu caminho é um obstáculo gigantesco como os Himalaias e, por isso, desistem do trabalho. Acham que não serão capazes de enfrentar o problema. Elas não confiam em sua capacidade. A categoria mais elevada de pessoas é daquelas que assumem uma tarefa e estão determinadas a cumpri-la. Elas continuam a lutar contra todas as dificuldades até que alcancem sua meta. Nenhum problema pode ficar sem solução. Nenhuma dificuldade pode ser maior do que a sua capacidade de resolvê-la. Essas pessoas vão em frente, lutando contra todos os obstáculos. Elas são capazes de encarar qualquer desafio e qualquer apuro. Estão determinadas a atingir seu objetivo, venha o que vier. Eu quero que vocês sejam pessoas da categoria mais elevada. Pensem sempre na meta, olhem sempre para o seu ideal. Com a ideação espiritual vocês podem obter a inspiração para aderir aos seus princípios. (Ánanda Vacanámrtam - I)

҉   ҉   ҉
A firmeza de decisão é o que torna grandiosa uma pessoa. Por mais humilde que seja, a pessoa pode se tornar grandiosa por sua determinação. Se você tomar a firme decisão de alcançar sua meta, você se tornará grandioso. Sem uma firme decisão você não atingirá coisa alguma. (Ánanda Vacanámrtam - I)

҉   ҉   ҉
Você não deve desenvolver a psicologia do complexo de inferioridade – “Eu sou analfabeto, eu sou um tolo”. Tais complexos tornam a pessoa fraca – mentalmente fraca. Suponha que você queira fazer algo e diz: “Vou tentar fazê-lo”. Se você se permitir cair nesse tipo de negligência, jamais obterá êxito. Não diga “Tentarei”. Diga “Farei”! Se você disser “Tentarei”, pode provavelmente levar mais de mil anos para desenvolver a psicologia apropriada para alcançar a meta. Assim, a questão não é tentar. É ser. Ser, e não tentar. (Bábá in Fiesch)

҉   ҉   ҉
Marchar avante é vida. Esmagando os seixos de estorvos e obstáculos com um golpe de seus pés, desprezando o terror de ventanias, furacões, meteoros e trovões, convertendo todas as superstições em cinzas, sem pensar duas vezes – continuem sempre marchando avante. A Consciência Suprema está com vocês. A vitória é de vocês. (Ánanda Vánii, Maio 1968) Lute por sua ideologia. Seja um com a sua ideologia. Viva por sua ideologia. Morra por sua ideologia. (Ánanda Vánii, maio 1961)

 

SUPERSTIÇÃO, PECADO E DOGMA

 

҉   ҉   ҉
O significado da prática espiritual é olhar cada ser humano, cada objeto deste universo, como um ser integral. Colocar sob risco a unidade da raça humana, ao criar grupos, não é o objetivo da espiritualidade (dharma). Aqueles que encorajam interesses escusos sobrevivem graças à fraqueza mental da Humanidade e às suas desavenças; é por isso que eles se amedrontam com a difusão dos ideais da espiritualidade e se opõem a eles por meios imorais, tais como calúnia, propaganda enganosa e falsidade. A Humanidade não deve se intimidar por causa disso. Deve marchar avante. Tenha em mente que inúmeros são os empecilhos no caminho da retidão, e a luta contínua contra esses obstáculos é a prática espiritual. (Ánanda Vánii, maio de 1957)

҉   ҉   ҉
Superstições de qualquer tipo – social, psíquica ou espiritual – influenciam a mente a tal ponto que a pessoa, por inquietação, comete ações perniciosas. Superstições espirituais, como os conceitos de paraíso, inferno e temor a Deus, fazem as pessoas perderem seu equilíbrio mental. As práticas espirituais devem ser científicas, sistemáticas e baseadas na racionalidade. O medo e a superstição não devem fazer parte delas. (Táttvika Praveshiká) Paraíso é o estado mental de uma pessoa engajada em atos virtuosos, e a mente de um pecador, em buscas insaciáveis, é o inferno. (Sociedade Humana - I)

҉   ҉   ҉
O satanás não tem atributos do Absoluto; ele nada mais é do que a mente humana motivada por tendências degradantes. Se essas tendências forem convertidas de forma apropriada, elas deixarão de existir. O poder para a eliminação desse satanás está dentro de você. (The Great Universe)

҉   ҉   ҉
Existem muitos indivíduos que recorrem a rituais, fazem sacrifícios, buscam conselhos de astrólogos e tentam mitigar aquilo que eles acreditam ser a influência malévola de planetas no seu destino, ou usam diversos tipos de pedras preciosas com esse fim. Tais pessoas estão cegas por ignorância e superstição. Suas crenças são falaciosas porque nenhum ser humano ou extra-humano pode alterar a lei da natureza nem interromper o curso de ação e reação. (Supreme Expression - I)

҉   ҉   ҉
Oração é bajulação ao Ser Supremo, ou Deus. A prece é um pedido de algumas benesses dirigido com reverência ao Ser Supremo. Pensando racionalmente, será que a tentativa de despertar em Deus o desejo de atender às suas exigências não se parece mais com um lembrete a Ele para que dê algo que Ele mesmo privou? Isso, na verdade, denota difamação a Ele, à Sua Lei e à Sua noção de como distribuir dádivas e benções. É uma insinuação, pedindo a Ele que reverta Sua Lei e interrompa o processo de reação à ação individual, que deve ter mantido você carente daquilo que agora quer. A Lei de Deus é imutável, e rezar para que Ele mude isso é uma perda de tempo. Hinos de louvor a Deus caem na mesma categoria. São igualmente ineficazes, e isto é um mero desperdício de tempo. Louvar a Deus é o mesmo que bajular; e orar é o mesmo que mendigar. Devoção a Deus cai numa categoria totalmente diferente. É a contemplação da Consciência Cósmica Onipresente, e ajuda o devoto na obtenção da liberação das amarras e na união com a Realidade Final. O propósito da devoção é o de condicionar a mente de que ela é sutil e não grosseira, que é um reflexo da Consciência Cósmica. Aqueles que já leram livros sobre Psicanálise e compreendem a eficiência da autossugestão vão apreciar a motivação interna e a eficácia da contemplação. Os verdadeiros devotos não bajulam o Ser Supremo; eles não pedem quaisquer favores. A tendência dos devotos é meramente a de se lembrar da meta final, até que seu corpo, sua mente e sua alma, por inteiro, se esforcem pela emancipação das influências degradantes que os circundam. (Supreme Expression - I)

҉   ҉   ҉
A melhor prece é, portanto, “Ó Senhor! Fazei aquilo que Vós entendeis que é mais apropriado para mim. Eu não sei o que é melhor para mim – Vós sabeis”! Certa vez, havia um demônio que orava para nunca morrer nem durante o dia nem durante a noite. Deus atendeu sua prece, mas ele morreu ao pôr-do-sol! Não seja tolo assim. No momento em que você ora, você não está entregando, você está pedindo algo para si – você está cuidando de si. (A Graça do Senhor)

҉   ҉   ҉
Elevado ou simples, graduado ou aviltado, todos são iguais perante o Ser Supremo, porque o céu é Sua criação e o inferno é Sua criação. Se disséssemos que Ele está somente no céu não seria correto, pois Ele está no inferno também. Seus filhos, Suas filhas jamais estão sós; Ele está com vocês até mesmo no inferno. O que você deve fazer? Você deve sempre se lembrar de que você é o(a) filho(a) do Grande Pai. Não pense que você é uma pessoa pecadora, que é vil. Se pensar que é um pecador, meditará no pecado. E quando o pecado torna-se o objeto da sua meditação, você realmente se tornará um pecador, por que você se torna igual ao seu objeto de ideação, de meditação. Se você sempre meditar no pecado, dizendo: “Eu sou um pecador. Eu sou um pecador” você na verdade vai se tornar um pecador. A abordagem psicológica é esquecer-se disso, mesmo que você seja um pecador. Você deve pensar: “Eu sou filho do Grande Pai”. E, assim, você meditará n’Ele. E certamente chegará o dia em que você se tornará um(a) com Ele. Você deve dizer: “Eu sou Vosso filho... Eu sou Vosso filho... Eu sou Vosso filho... Ó Senhor, ponde-me em Vosso colo, eu sou Vossa criança, eu sou Vossa criança...” Essa deveria ser a abordagem. Você deve esquecer aquilo que você não quer para si. (Discurso nas Filipinas, 1969)

҉   ҉   ҉
Virtude e vício são coisas temporais. Esses requisitos não têm nada a ver com o seu relacionamento com o Ser Supremo. Suponha que alguns meninos estejam andando ao longo de uma estrada, e um deles caia num bueiro. Suas roupas e o seu corpo ficarão sujos. Outras pessoas, transeuntes, rirão dele, mas quando o pai desse menino o vir naquela condição, o que fará? Rirá do seu próprio filho? Não, não, não. O que fará? Ele mesmo entrará no bueiro, colocará seu filho no colo, limpará suas roupas, limpará seu corpo e depois disso dirá, “Meu filho, ande com cuidado”. Os pecadores são exatamente como esse menino que caiu na lama. Está claro? (Discurso nas Filipinas, 1969)

҉   ҉   ҉
Agora, a Consciência Suprema tem duas deficiências. Uma é que Ela não pode criar uma segunda Consciência Suprema: O Supremo é Uno. A segunda deficiência é que Ela não consegue odiar ninguém. Suponha que você não goste de alguém; você dirá: “Eu não quero ver a sua cara, eu odeio você! Saia!” Saia!” Mas a Consciência Suprema não consegue odiar ninguém. Suponha que Ele odeie você – se Ele disser “Saia!” Então, você A desafiará: “Ó Consciência Suprema, Vós estais em todo lugar e me ordenais para sair? – Para onde irei? Tudo que existe está dentro de Vós; e quando Vós dizeis para sair, para onde irei? Então, mudai Vosso nome ou retirai Vossa ordem”. Assim, a Consciência Suprema não consegue odiar nem mesmo uma pessoa má, uma vez que todos são sua criação. Suponha que na sua mente você tenha criado uma pessoa ébria, um homem mal. Você seria capaz de odiá-lo? Uma vez que ele está dentro de sua mente, você não poderia odiá-lo. Portanto, o Supremo não pode odiar. (Discurso em Taipei, Taiwan, agosto 1979)

҉   ҉   ҉
O que é dogma? Dogma é uma ideia com fronteiras rigorosas, que não permite a ninguém ir além dessas fronteiras. Por isso, o dogma é contrário ao espírito fundamental da mente humana. A mente humana não admitirá nada que seja rígido. Ela quer movimento – não apenas movimento, mas um movimento acelerado. Por isso, você deve lutar contra a influência dos dogmas. Por causa dos dogmas, a sociedade humana não conseguiu progredir apropriadamente. Nos tempos atuais, mesmo tendo havido progresso intelectual, há uma crise de civilização. Por quê? Porque a existência humana está ameaçada pelos dogmas. Os seres humanos exigem progresso psíquico sem barreiras, progresso intelectual sem impedimentos. Mas alguns dogmas os tentam engolir. O comunismo é um deles. O comunismo não permite que se pense em nada além de seus limites. Por isso, é um dever de todos os intelectuais conscientizar as pessoas sobre a influência voraz dos dogmas. (“Prajna Bharati”, agosto 1980)

҉   ҉   ҉
O verdadeiro conhecimento é o conhecimento sobre si mesmo. Vocês sabem, existem certas filosofias errôneas no mundo que sustentam que a matéria está em tudo. Se a matéria estivesse em tudo, então, a matéria seria a meta da vida. E a existência humana, a consciência humana, se tornaria como a terra e a pedra. Karl Marx pregou essa filosofia errônea. Vocês devem manter suas mentes livres de amarras e grilhões de tais filosofias errôneas porque são anti-humanas, moralmente anti-humanas. São extremamente prejudiciais à existência humana e ao desenvolvimento humano. (Discurso em Taipei, Taiwan, 1979)

҉   ҉   ҉
Espiritualidade não é um ideal utópico, mas sim uma filosofia prática, que pode ser realizada e cumprida no dia a dia, mesmo quando se estiver envolvido com assuntos mundanos. A espiritualidade promove evolução e elevação e não atitudes supersticiosas ou pessimistas. Todas as tendências desagregadoras e filosofias de clãs ou grupos que pretendem fomentar as amarras de uma visão estreita estão desconectadas da espiritualidade, devendo, portanto, ser desencorajadas. Somente aquela filosofia que propaga a abertura de visão deve ser aceita. A filosofia espiritual não admite distinções nem diferenciações criadas artificialmente entre os seres humanos, uma vez que defende a fraternidade universal. (Ideia e Ideologia, 1959)

҉   ҉   ҉
A espiritualidade desconhece barreiras que levem em conta a ocupação da pessoa. É universal. É transcendental. Não é reservada a pessoas negras ou brancas, ricas ou pobres. É uma dádiva de Deus para todos os Seus filhos e filhas. Espiritualidade (dharma) é abrangente. É um direito inato de todas as pessoas. (Supreme Expression - I)

CHAMADO UNIVERSAL

҉   ҉   ҉
Enquanto existir, você deve fazer serviço. No momento em que parar cairá no abismo. Você não deve fazer isso. A sua natureza é conduzir-se da estreiteza para a elevação, e da grandeza para a divindade. Deixar-se cair no abismo é contrário à sua natureza. Você anseia pela bem-aventurança eterna, esforça-se para alcançar a vida eterna e está envolto por essa vida infinita, no seu sangue e nas contrações rítmicas do seu coração. Você tem ouvido dia e noite a voz da eterna juventude. No estado do Reino Supremo e da Realização Suprema, ficará inundado pelo conhecimento infinito. Ó ser humano! Estabeleça-se no esplendor da Divindade, da hombridade, porque o seu caminho é o caminho da revolução. O seu caminho não é o da cautela excessiva nem do movimento hesitante. Você é viajante de uma trilha árdua. Você tem de seguir avante, com a cabeça erguida e o peito inflado. Você não tem um momento sequer para titubear ou olhar para trás. (Subhásita Sam’graha I)

҉   ҉   ҉
Ó ser humano, você é um afortunado! O chamado do clarim Universal chegou até você. Esse chamado está vibrando cada célula de seu corpo. Você vai ficar aí sentado num canto de sua casa? Vai perder seu tempo apegando-se aos esqueletos do passado, lamuriando-se por eles? O Ser Supremo está chamando-o no bramir do oceano, no trovejar das nuvens, no facho luminoso de relâmpagos, na cauda flamejante de meteoros. Nada se sucederá se você ficar parado. Levante-se e desperte a bravura anuviada de sua juventude adormecida. Talvez o caminho não seja coberto de flores – um complexo de inferioridade poderá se interpor a cada passo que der, mas mesmo assim você deve seguir avante, rasgando a mortalha da obscuridade. Você dissipará logo as densas trevas do desespero no caminho para a realização do Estado Supremo, e avançará na carruagem veloz, radiante sob o brilho do sol. (Subhásita Sam’graha I)
 

bottom of page