top of page
  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
Ananda Marga - Conheça e pratique o Tandava

Tandava

Tandava - A Dança Yogue da Coragem e da Energia Vital



Vídeo com prática do Tandava - Meditation Steps (legendas em português nas configurações)


Dentro da prática da Ananda Marga, o Tandava é muito mais do que uma dança. Trata-se de uma poderosa prática psicofísica desenvolvida para fortalecer o corpo, a mente e a capacidade de enfrentar desafios com coragem.


O Tandava era praticado por homens desde os tempos antigos na Índia. Essa prática foi desenvolvida pelo grande mestre Shiva há cerca de 7.000 anos. A palavra ‘Tandava’ deriva da raiz ‘tandu’, que significa ‘pular’. O salto é uma característica dominante dessa dança. Os movimentos pesados e ritmados, assim como algumas das posições das pernas, podem afetar negativamente o equilíbrio hormonal das mulheres. Esta dança estimula os hormônios masculinos, tornando-a, portanto, inadequada para as mulheres.


O Tandava possui um significado tanto prático quanto simbólico e proporciona benefícios físicos, mentais e espirituais. É um exercício para o cérebro. Aumenta a coragem e a força de vontade, além da memória. Simbolicamente, representa a luta entre o bem e o mal ou entre a vida e a morte.


Em seu livro “Namah Shiva Shantaya”, Anandamurti observa: “Quando o próprio Shiva executa esta dança (Shiva Nátarája), a dança se torna uma metáfora na qual a Consciência Suprema envia vibrações por todo o universo, fazendo com que todos os objetos do universo, por sua vez, irradiem vibrações.”


Segundo o historiador da arte e filósofo Ananda Coomaraswamy, o Tandava é uma alegoria pictórica das que ele considera serem as cinco principais manifestações da energia eterna:


  • ‘Srishti’ – criação, evolução

  • ‘Sthiti’ – preservação, sustentação

  • ‘Samhara’ – destruição, dissolução

  • ‘Tirobhava’ – ilusão

  • ‘Anugraha’ – libertação, emancipação, graça


Durante a prática, se possível, o yogue deve segurar uma faca em sua mão direita, simbolizando a vida (ou uma força que vence a morte e a escuridão), e algo que represente uma cobra na mão esquerda, simbolizando a morte. Assim, simbolicamente, ele salta entre a vida e a morte em um esforço para sobrepor as forças da escuridão dentro e fora de si mesmo, utilizando as forças da luz e da vida.


Referências:

Yogic Dances - india.anandamarga org

Tandava - sarkarverse org

meditation4youblog


bottom of page